Atriz Deborah Secco, ao lado do presidente da Ford do Brasil, participa da apresentação em Brasília. |
Para a Ford do Brasil, o carro é um marco, pois coloca o país como um dos centros de desenvolvimento de produtos globais para a companhia norte-americana -são 5 ao todo. No entanto, o salão indiano foi escolhido como palco principal da estreia porque se trata do país onde a Ford tem forte foco de expansão; além disso, a expectativa é que o evento atraia 1,4 milhão de visitantes.
Carro também foi mostrado na Índia nesta quarta |
O novo EcoSport conta com a plataforma do New Fiesta, o primeiro que traz no DNA o conceito “One Ford”, de globalização dos carros da companhia.
Esta é a segunda grande mudança na história do veículo |
O presidente da Ford do Brasil destacou a importância do lançamento também para o desenvolvimento do país, já que a montadora anunciou em dezembro uma nova fábrica de motores em Camaçari, a primeira no Nordeste. A nova unidade custará R$ 400 milhões em investimentos e terá capacidade para produzir 210 mil motores por ano.
A montadora não revela quanto investiu no projeto do EcoSport, mas o presidente da operação no Brasil afirma que o montante está incluso nos R$ 2,8 bilhões destinados ao Nordeste entre 2011 e 2015. O total para o Brasil é de R$ 4,5 bilhões. "O Brasil é visto com bons olhos", diz Oliveira. A capacidade produtiva em Camaçari vai aumentar de 250 mil unidades para 300 mil.
EcoSport é o primeiro carro global desenvolvido pela Ford em Camaçari (Foto: Divulgação)
Presente na apresentação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação,
Aloizio Mercadante, afirmou que o lançamento de um produto feito no
Brasil na Índia mostra a força dos países emergentes, que se desenvolvem
mesmo em momento de crise, como acontece agora na Europa. "Não queremos
ser um país de manufatura, queremos ser uma potência de
dedenvolvimento. Este é o caminho que esperamos da indústria
automobilística nacional. Este carro desenhado na Bahia terá muito axé."A Ford do Brasil lançará também neste ano um terceiro veículo global. Entre os modelos aguardados estão o novo Ka e um modelo do segmento B.
Relembre a história do EcoSport
Ford EcoSport lançado em 2003 |
2004 - Lançamento da versão 4WD, com tração total inteligente e aparência externa diferenciada.
2005 - Primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6. No final do mesmo ano, introduziu a versão FreeStyle, com itens de estilo personalizados. Lançada em edição limitada, fez tanto sucesso que virou modelo de série e representa mais de 60% das vendas da linha.
2006 – Trouxe sistema de áudio com conexão para iPod, USB e auxiliar frontal, além de integração Bluetooth para celular, que permite fazer e receber ligações, usar a agenda de contatos, receber mensagens, visualizar quem está ligando e ouvir músicas via "streaming".
2007 - Chegada do EcoSport Automático, com foco no conforto ao dirigir. No mesmo ano, a linha teve a primeira mudança abrangente de estilo.
2008 - Lançamento do motor Flex 2.0.
2009 - Introdução do economizador de bateria, que desliga as luzes internas após 10 minutos de inatividade, e alto-falantes de maior potência e qualidade de som.
EcoSport ganhou primeira grande reestilização em 2010 |
2011 - Lançamento do modelo 2012, com a inclusão de airbag e freios ABS no modelo FreeStyle 2.0 e os mesmos itens como opcionais no FreeStyle 1.6. Desde 2003 a Ford já vendeu mais de 750 mil unidades do modelo.